segunda-feira, janeiro 18, 2010

Uma árvore na esquina da vida

Um dia caminhando perto de casa, o mesmo em que descobri que o melhor pôr do sol possível se encontrava a poucos metros de mim, dei de cara com uma árvore. Sou louco por árvores, e essa em especial era linda, frondosa, dessas que não sofreram com a ações do vento que as deixam tortas. Tinha uma copa perfeita, galhos bem distribuídos em torno do tronco., um raro exemplar de beleza natural. "Vou fotografar esta árvore um dia", pensei, "preciso achar um ângulo que a deixe ainda mais impressionante."

Me esqueci da árvore, me esqueci de caminhar, afinal, o Natal estava chegando e nessas horas toda a nossa disposição em perder alguns gramas desaparece, pois não compensa mesmo, teríamos que caminhar centenas de quilômetros para compensar a comilança. Viajei, visitei pais e avós, fui perdendo o interesse por comida e no último final de semana decidi: vou voltar a caminhar.

Todo faceiro, vestido a caráter, alonga aqui, estica ali, saí para fazer a tal caminhada. Poucos metros à frente a tristeza: uma ventania arrancou minha árvore. Logo ela? Dezenas de outras, mais jovens, mais feias, menos interessantes estavam ao seu redor. O vento, a vida, a circunstância tinha escolhido a minha linda árvore.

Parece uma bobeira ficar contando histórias de árvores e minhas frustrações como fotógrafo amador, mas contei a singela ilustração acima apenas para poder te dizer uma coisa: não deixe para amanhã o que você tem que fazer hoje. "Ah, se eu tivesse aquela foto" é só o que posso pensar. Poderia exibir a você hoje como um troféu: A última foto daquela linda árvore.

Muitas vezes na vida nos sentimos assim, "Ah, se eu tivesse feito isso ou aquilo". Existem coisas de ontem e ante-ontem que precisam ser resolvidas hoje. Não dá para deixar pra depois. É uma inimizade mal resolvida, um assunto pendente, que você sabe, está consumindo o outro em ansiedade, uma promessa não cumprida, aquele projeto engavetado, votos tolos que você nunca vai cumprir se não sair do marasmo. Não adianta dar desculpas, somos todos uns belos procrastinadores de tudo e de todos e precisamos tomar uma decisão de não sermos mais assim.

Muito tem se falado em "sair da zona de conforto", existem gurus, ou pseudo-gurus, ganhando rios de dinheiro repetindo esse bordão para milhares de executivos que continuam hipnotizados e sem ação. Você quer ser assim? Um paradão na vida que acorda dia após dia e nada de novo tem para contar ao longo dos anos? Ou quer fazer história, contribuir de alguma forma para o mundo em que vivemos?

Há alguns meses, talvez um ano inteiro, li em um site, de um cara chamado Steve Pavlina, um ensaio sobre a procrastinação e eu gostaria de deixar-lhe algumas dicas:

- Substitua o TENHO QUE FAZER pelo QUERO FAZER. Dá muito mais resultado e você sentirá prazer em realizar mesmo as minúsculas tarefas do dia a dia.
- Substitua a visão da TAREFA ACABADA pelo PASSO A PASSO através de um planejamento simples.
- Substitua o PERFEITO pelo FEITO POR UM SER HUMANO. Permita-se errar. Já leu em algum lugar que é melhor um trabalho bom acabado do que um ótimo que nunca começa?
- Substitua PRIVAÇÃO TOTAL com DIVERTIMENTO A CADA PASSO. Você não precisa se trancar para terminar uma tarefa, avance uma etapa por vez e dê a si mesmo recompensas simples, um sorvete, uma partida de game, qualquer coisa que te dê prazer.

Bem, dicas valiosas deixadas, vou ali, ver se acho uma outra árvore para fotografar.